As incríveis Asas das Borboletas

mistério das asas das borboletasNão é de hoje que o ser humano possui uma admiração e curiosidade pelas asas das borboletas. Existem registros dos gregos, há quatro ou cinco seculos antes de cristo, estudando esses insetos. O nome cientifico desses insetos se deve por suas asas, que são formadas por complexas redes de minusculas escamas sobrepostas. Dai o nome Lepidópteras, lepis de escama e pteron de asas.
As lepidópteras tem uma grande diversidade, cerca de 180.00 espécies classificadas em 127 famílias, representando 15% de todos os insetos conhecidos. O Brasil é considerado o quarto pais com maior diversidade de lepidópteros do mundo, tendo cerca de 5000 especies conhecidas. Destas, 57 espécies são consideradas em risco de extinção. Na ordem das lepidópteras também estão incluídas as mariposas, muito confundida com as borboletas. Porem as mariposas são noturnas, suas asas são de cores mais escuras, possuem geralmente antenas grossas. Uma forma de diferenciar borboletas de mariposas é observar o pouso, uma borboleta sempre vai pousar com as asas ftumblr_mxrjfpvJEp1s2qtbjo1_400echadas, abrindo-as ocasionalmente, já as mariposas sempre permanecem com as asas abertas ao pousar. 

Os padrões e cores nas asas desses insetos não são somente para camuflagem ou mecanismo de defesa. Estudos recentes têm identificado funções mais complexas que isso, de acordo com esses estudos as configurações das asas se alteram, muitas vezes sutilmente, para a comunicação com outras da especie, sinalizando a presença de predadores, para o acasalamento ou simplesmente para indicar a presença de alimentos em determinados locais.

E foi pela beleza e complexidade das asas das borboletas que o cientista bioquímico e fotógrafo Linden Gledhill capturou em uma serie de fotos, a incrível beleza das asas de diversas borboletas sob o microscópio. O que se descobriu com a serie macro foi a impressionante diversidade de formatos e cores, algumas parecendo pétalas de flores, outras escamas de peixe ou estampas geométricas.

asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio asas de borboleta microscopio

Toda a série de fotos está disponibilizada no Flickr de Linden Gledhill

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s