Livros que viram Filmes

Coisas que viram outras coisas.

As vezes algumas coisas são tão boas, ou tão polemicas e faladas, que se tornam outras coisas. Um livro que vira um filme, um filme que vira livro. Um quadrinho que vira livro, um livro que vira quadrinho e por ai vai. A dança das cadeiras é enorme, alguns saem bem falados outros é melhor esquecer. tumblr_static_5xm8ve8io6g4sokk4s8o04kck

Voltando no tempo, no pós Segunda Guerra Mundial, as pessoas que estudavam arte começaram a refletir sobre o que deveria ser respeitado, a métrica, a estética ou o sentido? E consequentemente essas pessoas chegaram a estudar as obras que eram inspiradas em outras obras já feitas. O que eles chamavam de  Transposições Midiáticas, que é um jeito bonito e pomposo de dizer que é um conjunto de signos e ideias que foram traduzidas para outro sistema ou para outra mídia, como um livro que vira filme. tumblr_n02w2pXY361qduh7lo1_500

O que deve ter em mente quando falamos de adaptações, temos que saber que jamais será idêntico. Essa afirmação quebra os argumentos de que determinadas cenas do livro, ou determinadas características que tinha no livro não foram seguidas a risca no filme. O diretor e produtor de um filme tem que ter a sensibilidade de transmitir a ideia da arte original. Mesmo que as cenas sejam cortadas, o cabelo pintado, os olhos de outra cor. O que faz uma adaptação ser boa é a capacidade de adaptar a ideia de forma que fique original e adaptada ao mesmo tempo.

Então é vital olhar com outros olhos essa mesma ideia. Os romances em geral têm informações em excesso, às vezes não são muito visuais ou então meio inúteis que não vão interferir no gancho final.  Um autor chamado Randal Johnson disse uma vez que “Se o cinema tem dificuldade em fazer determinadas coisas que a literatura faz, a literatura também não consegue fazer o que um filme faz” 

Algumas adaptações que segundo opinião pessoais que foram muito bem refeitas:

tumblr_meexhaTlpf1rxx90eo1_250Alice no pais das Maravilhas – Tim Burton

A historia não é a mesma, Alice cresceu. Porem as informações e características foram fieis aos livros “Alice no Pais das Maravilhas” e “Alice através do espelho”. A personalidade de Alice foi adaptada pelo diretor segundo suas peculiaridades e objetivos, porem continua de certa forma fiel. Os animais e o cenário idem.

tumblr_lvolbmsms71r7thojo2_500Jogos Vorazes – Francis Lawrence

O livro que não deveria ser rotulado como juvenil, se transformou em uma serie de filmes que (até agora) não decepcionou o publico. Os personagens foram bem escolhidos, apesar de mudanças físicas como cor de cabelo, tamanho e físico. A mensagem foi muito bem adaptada e transpassada através dos atores e da direção de arte, muitas cosias foram tiradas, coisas que os leitores amam. Porem dispensáveis para o filme. Jennifer Lawrence foi uma excelente Katniss Everdeen, apesar de ter sofrido fisicamente pouquíssimo nas telonas comparado aos livros.

tumblr_ls70osHXKH1qkf2ewo1_500Orgulho e Preconceito – Joe Wright

Mantendo a sensibilidade e delicadeza da versão literária. O filme segue a risca os acontecimentos e as ações. Com uma edição de arte maravilhosa, o filme é o que o livro é: belo, delicado e romântico.

Coraline – Henry Selicktumblr_lsphdvKwLJ1qf2ohro1_500

Apesar de muitos não saberem, Coraline é um belíssimo livro do gênio Neil Gaiman aquele mesmo do quadrinho Sandman. O filme, todo produzido em Stop-Motion, se não fosse por sí só fabuloso, tem a tarefa muito bem cumprida de adaptação para telonas. Coraline e seu mundo bizarro é muito bem retratado, mesmo que nos mínimos detalhes. Mantendo a estranheza e curiosidade que vemos ao ler o livro.

E temos também aqueles títulos que reformularam tanto a obra original que deixa completamente de ser uma adaptação.

Os Diários do Vampiro – Série

A semelhança entre o livro e a serie no final se resume em: Os nomes dos personagens, as criaturas magicas. E só! Todo o resto, a trama, o físico, a mensagem os personagens muda quase que completamente. Chegando ao ponto onde não sabemos mais se é uma serie original inspirada em um livro ou uma releitura adaptada para serie.

Morro dos Ventos Uivantes – Andrea Arnold

Mesmo com varias coisas boas, não podemos deixar de dizer que a historia foi reduzida muito. Algumas coisas foram bem adaptadas, porem o livro em sí ficou perdido entre as propriedades de Earnshaw e dos Lindon. Retirando o desfecho maravilhoso que Emily Brontë escreveu e os personagens novos que o seguiu.

[Fonte de informações – Artigo de Jeferson MARTINS, Érika SAVERNINI]

Anúncios

9 pensamentos sobre “Livros que viram Filmes

  1. Antigamente, eu torcia o nariz para os filmes inspirados em livros, hoje em dia eu já consigo ver beleza em cada um deles. Acho incrível como algumas vezes o personagem do filme é exatamente aquilo que você pensou, ou quando alguma coisa no filme não é muito bem explicada mas você sabe porque já leu o livro. Em alguns casos, eles chegam até a se completar.
    Adorei o post e fique com vontade de ler Coraline, não sabia que era um livro e muito menos do mesmo autor de Sandman.

    Um super beijo!

    Curtir

  2. diarios do vampiro: a série é ótima e uma das minhas prediletas! Acompanho cada episódio que sai.
    Agora a “versão” livro era bom, até o quinto livro. Noooossa, que pesadelo. Virou uma coisa insuportavel de ler, extremamente chato hahahha
    Beijo!

    Curtir

  3. Nossa que legal! Muitas das obras citadas eu não li/assisti, porém tua postagem fez com que eu me interessasse. Como por exemplo “Alice” e “Coraline”.
    “Jogos Vorazes” foi uma das adaptações que mais me agradou na vida. Os livros são geniais e a essência não foi perdida nas telonas.
    Parabéns pelo post.
    bjoss

    Curtir

  4. Muito legal!
    Realmente algumas adaptações precisam fazer algumas mudanças. E não é por isso que se tornam erradas ou algo do tipo. Vide Stephen King: muitas adaptações pro cinema e a grande maioria com diferenças em relação a original. E são sucessos!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s