Amputados da Era Digital

conexaoAlguns já diziam nos anos 60 de que a tecnologia ia nos proporcionar coisas inimagináveis, porem em troca iria nos trazer consequências ruins. A durabilidade das coisas deixou de ser prioridade e a mobilidade, facilidade e rapidez se tornaram prioridades. Existia aquele que dizia que as tecnologias são extensões de nossos corpos; telescópio extensão do nossos olhos, carros extensão de nossas pernas etc. E até onde isso ia parar? É sabido agora que quando se cria uma extensão do membro, automaticamente também o amputa. Nos tornamos preguiçosos depois dos automóveis, e com a memoria mais fraca depois dos livros. Nossos pés são mais sensíveis e delicados por culpa do uso dos sapatos.   tumblr_static_5xm8ve8io6g4sokk4s8o04kck

Quando ganhamos algo, automaticamente perdemos algo. Quando veio a era escrita, perdemos a habilidade de comunicação oral, de interagir e discutir com outro ser humano. De aprender e ensinar sem precisar de livros ou escrita como guia. Quando veio a era da televisão e do rádio, perdemos um pouco da era escrita, não precisávamos ler jornais. Tudo estava falado e mais fácil de compreender e saber.
Então veio a era digital, reconfigurando todos os sentidos, modificando antigas mídias, abrindo possibilidades e barreiras. Nos fazendo dependentes.

Imaginemos um dia sem eletricidade, o que conseguiríamos fazer? Assustadora possibilidade. Porem real, é certo apostar todas as fichas em algo que pode ser frágil? Estamos conectados com pessoas de todo o mundo, mas desconectados com pessoas que estão do nosso lado.

Mas não vamos negar o avanço e a igualdade que isso nos trouxe. No mundo do WWW, não importa quem você é, não importa se você é o CEO de uma multinacional ou se é um adolescente do ensino médio que tem uma enorme capacidade em informatica. O poder está nas mãos de todos que tem acesso, as relações se aproximaram, o mundo comercial se acanhou. A antiga e tradicional rede de televisões se esconderam de medo.

E de repente pessoas comuns eram astros, adolescentes não formados invadiam e derrubavam sites importantes de gente poderosas. A audiência da televisão de canais tradicionais e poderosos estava declinando. As musicas, livros, filmes e jogos estavam ali de graça pra você através da pirataria. O poder mudou de dono, agora estava nas mãos de todos, o mais maravilhoso e magico desse novo mundo foram as escolhas, o individuo não era mais aquele cidadão de classe media que gostava de consumir A e B. tumblr_m72z9qc91G1r1069oo1_500Agora ele tinha um perfil musical, perfil comercial tinha preferencias proprias. O conhecimento que se pode consumir e criar é livre, sem alguém tentar empurrar escolhas guéla abaixo de forma totalitária. Que tipo de adolescente vai preferir assinar TV acabo ao invés de Netflix? Rede aberta por Youtube? Loja de musicas por Itunes ou Spotfy?

Mas em consequência, os álbuns de fotos sumiram ou ficaram vazios, os livros sumiram da prateleira, cds sumiram dos aparelhos de radio. Tudo tem um preço, não importa se for bem ou mal seguir em frente, por na balança os ganhos e perdas é importantíssimo. Mas a nova tribalização é algo natural, ninguém que criou os grandes sites e plataformas tinha noção da dimensão que isso ia se tornar.

Esse novo meio de comunicação que é a Internet tem vida e personalidade própria, quase impossível ser controlada, é rápida e não tem parceria politica. Só nos deixa intrigados pensando o que está por vir.

Por fim, fiquem com um vídeo de alguns dos memes mais populares do Brasil.

Estude Marshall Mcluhan

Anúncios

14 pensamentos sobre “Amputados da Era Digital

  1. “Nos tornamos preguiçosos depois dos automóveis, e com a memoria mais fraca depois dos livros. Nossos pés são mais sensíveis e delicados por culpa do uso dos sapatos.”

    Eu procuro sempre andar de bicicleta, e descalço em casa (dentro e no quintal).

    Curtir

  2. “Nos tornamos preguiçosos depois dos automóveis, e com a memoria mais fraca depois dos livros. Nossos pés são mais sensíveis e delicados por culpa do uso dos sapatos.”

    A tribalização urbana é anterior à Internet. Os punks vieram quando não havia internet de verdade, por exemplo. Michel Maffesoli fala disto em seu livro “O Tempo das Tribos”.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s