Alice Jamieson – Uma mente Quebrada

Quando terminei de ler o livro Hoje eu sou Alice, eu não era mais a mesma. tumblr_static_tumblr_m83gaegzc11r0dlouo1_500Uma parte de mim havia se modificado com aquele relato horrendo de vida. E agora vou compartilhar com você, se tiver coragem e estomago suficiente para aguentar.
Hoje eu sou Alice é uma autobiografia da vida de Alice Jamieson, uma pessoa que tem um dos níveis mais grave de Transtorno de Personalidade Múltipla, chegando até hospedar 9 personalidades, cada uma com gostos, sexos e idades independentes, que de uma hora pra outra podia tomar conta do corpo de Alice, e sem controle eles podiam agir de acordo com sua personalidade, como bem entendessem. Como JJ, um menino de 10 que gosta de brincar com uma arminha de plástico e cometer pequenos furtos, Shirley a menina de 14 anos que gosta muito de ficar bêbada e cozinhar ou Kato o adolescente suicida e violento, que quando assumia o controle quase geralmente Alice acordava em um hospital, com os braços enfaixados.

tumblr_inline_mtuc4odHGt1qzt67jTudo começou quando Alice era uma criança, porem não mais como qualquer outra, desde pequena ja sabia que algo estava errado com ela. Mas sentia em sua pequena cabeça, que não queria descobrir. O tempo passou e Alice cresceu, virou uma adolescente, que varias vezes acordava com pesadelos horríveis e nojentos demais para conseguir lidar ou pensar sobre, então ela se esforçava para esquecer e deixar aquilo passar. Se tornou uma aluna exemplar, conseguia correr por vários quilômetros, mas ela sabia que estava perturbada, que existia algo tremendamente errado com ela. Esse transtorno em Alice começou desde pequena, reflexo de auto-preservação de abusos incestuosos que sofreu do pai desde os 6 meses de idade. Sua mente se quebrou em mais de 15 partes até os 30 anos. Alice tentou ter uma vida normal o máximo que pode, tentou compreender e curar sua ferida. Ela retrata exatamente como é aterrorizante não ter controle, um dia descobrir que assaltou alguma loja, acordar de repente em um lugar extremamente desconhecido, ou pior, ter de lidar com uma personalidade que tenta ao máximo se matar, acordando em vários hospitais diversas vezes por resultados de tentativas de suicídio.
Porem o livro se trata em como você pode lutar com todas as forças mesmo com os piores dos problemas pairando em sua vida. Mesmo uma de suas personalidades ser suicida, e de ser responsável por mais de 100 overdoses e inúmeras tentativas de suicídios, ela lidava também com anorexia, alcoolismo e drogas.
O comovente disso tudo é que a personalidade hospedeira, a verdadeira Alice Jamieson não queria se matar. Ela só queria fazer aquilo desaparecer e seguir em frente como uma pessoa normal. Ela chegou ao amis próximo do que eu já soube do inferno, teve de lutar com toda garra disponível em sua mente para escapar dela mesma e da horrível violência que sofrera. tumblr_lk9k3okxzW1qfox2bo1_500

Aceitei ler esse livro pois gostaria de saber em primeira mão o que era um Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI). Logo no prefacio, ela nos avisa que tentou escrever tudo com o máximo de detalhes, sem poupa-los mesmo que fossem horrendos e grotescos, uma atitude muito corajosa de alguém que vivenciou algumas das piores coisas do mundo. Veja como as coisas são, vi algumas pessoas darem nota 3 para o livro, por ele ser muito “pesado” e diziam que não aguentaram ler. Não aguentavam ler, imagina viver?

Não costumo ler livros sobre abuso, fujo disso como diabo corre da cruz. Mas esse eu fui em frente, apesar de extremamente agoniada e um pouco paranoica terminei a leitura, mesmo não contendo muito conteúdo explicito, o tormento da garota já era por si só um terror. Alice, apesar da veracidade dos fatos, preservou sua identidade e dos demais que cita no livro. Então apesar de procurar sobre ela e como ela estaria hoje em dia, pude achar somente uma entrevista. Onde podemos ver claramente que apesar de toda sua luta, algumas cicatrizes são profundas demais para serem curadas pelo tempo. Não me arrependo de ler, porem não leria de novo. Foi um livro muito importante na minha vida, aqueles que guardamos na memoria e levamos como inspiração na vida. Então você com maturidade e força mental para entender e ver aquilo como inspiração, não deixe de ler.

Hoje eu sou alice-

Informações técnicas: Resenha Hoje eu sou Alice

Titulo: Hoje eu sou Alice. Nove Personalidades, Uma Mente Torturada.
Autor: Alice Jamieson
Ano: 2010
Páginas: 336
Editora: Larousse do Brasil
Sinopse: Em ‘Hoje eu sou Alice’ a autora relata a jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool e contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas – e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Este é o relato sobre uma doença e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.

14 pensamentos sobre “Alice Jamieson – Uma mente Quebrada

  1. Adorei sua resenha, Bia. Esta história me remeteu à “Sybil”, livro escrito sobre o primeiro caso notório de Múltiplas Personalides que se tem notícia. Vou comprar e colocar na minha lista para as próximas leituras.
    Super beijo.
    Alex

    Curtir

  2. Gostei da tua resenha! Esse livro parece ser meio forte como você mesma disse, mas acho que deve nos fazer refletir e ver o que as outras passam e tudo o mais, além de sabermos um pouco mais sobre este tipo de transtorno e de também ser uma história de superação, depois de tudo que ela passou, escrever isso em um papel e publicar, tem que ter muita coragem, pelo menos eu acho. Me interessei pelo livro!
    Beijos 😘

    Curtir

  3. Pingback: Hoje sou Alice: a toca do coelho é bem mais profunda – (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Comente