Vitória das Baleias

tumblr_mx1v32cdHO1r6b6qeo1_500

Há algum tempo atras, teve um documentário muito comentado e muito polemico envolvendo as baleias orcas do SeaWorld. O documentário de 2013, Blackfish: fúria animal, expôs todo o sofrimento que o parque infligia aos animais. Segundo estudos científicos, foi descoberto um lado social muito desenvolvido nas orcas, elas vivem em grupos de famílias e tem relações muito fortes entre si, chegando a chorar e entrar em depressão ao se separar de parentes. A crueldade do parque para com elas é mostrado sem censura no documentário, onde o SeaWorld se mostrou um vilão que não se importava com a saúde de seus animais nem de seus treinadores.

tumblr_mvegi8I6jV1qcdozto1_500Como prova do descaso do parque para com as baleias o SeaWorld é alvo de muitos casos de processos judiciais. Tendo casos absurdos sobre ataques e situações de risco tanto das baleias quanto dos treinadores, o mais marcante e responsável pela revolta contra o parque foi  que em 24 de fevereiro de 2010, onde a treinadora Dawn Brancheau foi atacada e morta pela baleia orca que treinava, chamada Tilikum, em uma apresentação publica. A repercussão mais pertinente nessa época foi quando as pessoas começaram a comentar sobre o tratamento desses animais aparentemente doceis, que chegam a um nível de violência tão drástico a ponto de atacar um conhecido sem motivos aparentes.

No documentário, podemos ver como é cruel a captura desses animais, e como é drástica e dolorida para as baleias serem adestradas e colocadas em cativeiro, foi um choque para a população quando informações de que alguns métodos utilizados por esses tipos de parques eram deixar os animais sem comida por dias. tumblr_mp5uh9V3sb1rjxfbno1_500

Com esses relatos o congresso dos EUA apresentou um projeto de lei no dia 9 de novembro de 2015, proibindo a reprodução em cativeiro de orcas. Sendo que no mês anterior, a Comissão Costeira da Califórnia determinou que o SeaWorld só poderia aumentar seus tanques se concordasse em encerrar a procriação das orcas em cativeiro. Trazendo por fim a declaração de que o SeaWorld irá encerrar seus shows com as orcas, substituindo o show por apresentações de focas.  O fim definitivo vai chegar somente em 2016, onde o diretor da empresa Joel Manby revelou oficialmente que  em 2017, vão lançar uma nova experiência com tema de conservação, com um ambiente mais natural.

Anúncios

8 pensamentos sobre “Vitória das Baleias

  1. É um documentário que todos deveriam ver, eu fiquei arrasada quando vi, é impossível não se emocionar e é uma dor enorme que sentimentos só de ver, imagina passar o que elas passaram, é triste pensar que o ser humano faz atrocidades como essas, bichos indefesos e tudo isso apenas por papéis.
    É sensacional e sempre divulgo quando as pessoas falam que vão pra Disne, é algo que deve sim ser falado e alertar as pessoas, muitos não sabem!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s