Em 11 de março de 2011 aconteceu o segundo desastre nuclear da historia, no Japão, contra todas as expectativas. Pois afinal, no Japão a energia nuclear é segura e a tecnologia é cada vez mais avançada, trazendo menos probabilidades de falhas.
Porem, aconteceu o derretimento de três dos seis reatores nucleares, quando um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 9,0 aconteceu. Chegando ao nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. 300mil pessoas foram evacuadas da área, fazendo de Fukushima uma das cidades fantasmas que existem no mundo.
O fotógrafo e cineasta Arkadiusz Podniesinski dedicou muito de sua vida fazendo excursões, documentário e fotografias em Chernobyl, “Alone in the Zone” (2011 e 2013) é um resultado disso. Ele decidiu fazer um foto-documentário sobre o resultado na cidade depois do desastre e a evacuação. O seu intuito era mostrar como ficou a cidade, segundo um texto em seu site ele diz que “Não foi terremotos ou tsunamis que são os culpados pelo desastre na central nuclear de Fukushima Daiichi, mas os seres humanos”. Na área afetada pela radioatividade, uma grande parte ainda é proibido, ninguém pode entrar nessas áreas, nem uma autorização. Mas também existe uma parte aonde o nível de radiação é menor e trabalhos de descontaminação e reparação estão sendo feitos.
Quatro anos após o acidente, 120.000 pessoas ainda não são capazes de voltar para suas casas, porem, como acontece em Chernobyl, algumas pessoas desafiam a Ordem de evacuar e voltam para o local. Cini Naoto Matsumura, o agricultor que voltou para cuidar dos animais abandonados.
Essas são algumas das imagens, para ver mais acesse o site.
Adorei, Bea.
Eu me amarro em ver fotos de lugares abandonados, achei incrível ver a degradação sem o toque humano.
Beijão!
CurtirCurtir
Verdadeiro sentimento de Vazio.
CurtirCurtir
Muito bom o texto. Parabéns!
CurtirCurtir
Ótimo post!
CurtirCurtir