A Filha de Abraão

Tivemos o prazer de ver artistas tão talentosos e famosos como Lorde, Imagine Dragons, Sia, entre outros, na trilha sonora dos filmes de Jogos Vorazes. E são musicas, que quando ouvimos com atenção, percebemos como são belas e tratam de algo serio e profundo.

Mas eu gostaria de analisar especialmente a musica Abraham’s Daughter (Filha de Abraão). Escrita e interpretada pelo grupo Arcade Fire para o primeiro filme da franquia Jogos Vorazes. Aqui está a letra original e traduzida;

Abraham took Isaac’s hand /Abraão pegou a mão de Isaque
And led him to the lonesome hill E o guiou ao morro solitário
While his daughter hid and watched / Enquanto sua filha se escondia e assistia
She dared not breathe, she was so still /Ela não ousou respirar, ela estava tão quieta

Just as an angel cried for the slaughter/ Assim que um anjo clamou pelo abate
Abraham’s daughter raised her voice / A filha de Abraão levantou sua voz

Then the angel asked her what her name was / Então, o anjo perguntou à ela qual era seu nome
She said, “I have none”/ Ela disse, “Eu não tenho nenhum”
Then he asked, “How can this be?”/ Então ele perguntou, “Como é possível?”
“My father never gave me one” / “Meu pai nunca me deu um”

And with his sword up, raised for the slaughter E com a espada dele ao alto, levantada para o abate
Abraham’s daughter raised her bow / A filha de Abraão levantou seu arco
“How darest you, child, defy your father?”/ “Como ousas, criança, desafiar seu pai?”
“You better let young Isaac go” / “É melhor você libertar o jovem Isaque”

 Desde a primeira vez que eu ouvi essa musica já senti que era algo reflexivo e simbólico. Quando tratamos de crenças e tradições qualquer modificação simbólica é tido como heresia ou algo semelhante, mas aqui temos somente uma modificação da historia biblica inspirada na relação de Katniss e Prim. Primeiramente temos que entender a historia de Abraão e de seu filho Isaac, um trecho tirado da Wikipedia resume bem essa parte da historia:

The Sacrifice of Isaac, 1603-1604, Caravaggio

The Sacrifice of Isaac, 1603-1604, Caravaggio

Mais uma vez Deus falou com Abraão e lhe pediu uma verdadeira prova de fé, determinando que levasse o seu filho para oferecê-lo em holocausto no Monte Moriá que fica próximo a Salém. […] Abraão avistou o local e subiu ao monte apenas na companhia de Isaque. Porém, quando levantou a mão para sacrificar seu filho, foi impedido pelo Anjo do Senhor e encontrou no mato um carneiro para ser oferecido em lugar de seu filho. […] O Livro dos Jubileus,(Gênesis) no verso 16 do seu capítulo 17, explica o sacrifício de Isaque dizendo que o diabo teria pedido a Deus que provasse Abraão em relação a seu filho. (…)

Segundo a Biblia, Abraão era um homem muito velho e queria muito um filho, e que mesmo na velhice Deus ouviu suas suplicas e com 100 anos Abraão teve um filho, Isaque (Apesar de ele ter tido um filho fora do casamento com uma serva). O que conta mesmo na Biblia são os filhos homens e concebidos no casamento, e depois disso, Deus mandou a Moises que levasse seu filho a uma montanha e que o matasse la como prova de sua fé.

Já na musica vemos que quando Abraão pega Isaque e o leva a montanha, sua suposta filha vai atras silenciosamente. Acredito que para ver o que ia acontecer, e se houvesse escutado boatos sobre as ações de Abraão, se eles iam se cumprir.
Então um anjo do céu falou para Abraão matar o menino, e foi quando a filha saiu das sombras e se pois contra aquilo tudo. Logo o anjo pergunta a ela como se chama, e temos a parte em que ela diz que não possui nome. O anjo deve ter ficado incrédulo perante aquilo e pergunta “como é possível?” e ela diz que seu pai não lhe deu nome nenhum.

Ao interpretar, essa parte por si só já mostra os quatro personagens dessa historia. E podemos interpretar o que se passava e suas personalidades, Abraão era um homem da antiguidade, que sempre quis um filho, e levando em conta nossos estudos sobre como as mulheres não eram tão reconhecidas importantes como os homens. Podemos chegar a conclusão de que ele poderia ter tido ate mais filhas nessa historia, mas o que importava era um homem. Temos a Filha, que apesar de ser tão filha de Abraão quanto Isaque, não possui nome. Isaque é tido como um filho jovem e obediente, que segue seu pai as cegas obedientemente sem questionar os motivos. E o anjo, o mensageiro das ordens de Deus.

Mas quando Abraão vai executar o holocausto, ela se rebela. Quando ele levanta sua espada ela prontamente ergue seu arco, então ele pergunta a ela de forma autoritária “como você se atreve a se rebelar contra as decisões de seu pai?”, mas ela apenas diz “Melhor você deixar o jovem Isaque ir”

O incrível dessa historia modificada é a coragem da menina, que mesmo “deserdada” pelo pai, que não lhe deu o trabalho nem de por um nome. E quando algo não tem nome, algo não tem importância. Essa menina que aparentemente possui um amor por seu irmão, semelhante ao de Katniss por Prim. Não pensa duas vezes antes de erguer seu arco contra o pai e o anjo de Deus.

tumblr_mzsafiWQYc1shcqoxo5_250Vemos a semelhança com a cena em que Prim é chamada pro abate e Katniss se poe no lugar dela, mas ao contrario de Jogos Vorazes, a filha de abraão tem uma arma, possui seu arco e flecha em mãos e não tem medo de matar o próprio pai e o anjo de deus se for preciso pra salvar seu irmão mais novo. Acredito que ela não se importava se Deus havia mandando Abraão matar Isaque, ela não se importava com os pedidos de uma divindade. Ela sabia que era errado matar Isaque e agiu com o coração.

Não temos o final da historia da musica, não sabemos se a filha de abraão matou seu pai e salvou seu irmão, ou se Deus se manifestou e disse que era tudo um teste e que podia mata o carneiro no lugar. Mas temos a bravura dessa menina sem nome, seu amor pelo irmão que assim como Katniss, não se importa de ir aos confins da terra ou lutar contra Deus para salvar quem se ama. E é essa ideia tão preciosa e intensa que a musica se deu ao trabalho de expressar.

Divagando mais nessa ideia, acredito que todos devem achar esse sentimento. Encontrar nessa vida esse amor que desafia deuses e pais, e que não precisa ser um amor romântico, pode ser o amor fraternal amor entre amigos. Como ele é poderoso e astuto. Acredito que o mundo precisa de mais amor como esse que levanta arcos contra qualquer um pela pessoa que ama.

Ouça todas as musicas de Jogos VorazesEm Chamas e Esperança.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “A Filha de Abraão

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s