Hora das Fanfics!

No universo que habitamos, existem um grupos de pessoas que dedicam parte de seu tempo a o que se chama Fanfics. Um assunto muitas vezes polemizado e menosprezado. Mas afinal o que é uma Fanfic?

Uma fanfic é uma historia baseada em outras historias, quando um fã de determinada coisa cria uma ficção a partir dela, com detalhes da obra já existente, como personagens universo etc. 

giphy (16)Em uma fanfic pode acontecer de tudo, o céu é o começo pra vastidão de possibilidades que um fã pode criar. Mas porque isso é tão polemico, você deve estar se perguntando; Existiu uma historia jovem adulta, um tanto pacata que acabou fazendo um grande rebuliço no mundo todo. A tal historia conta a vida de uma pacata e totalmente normal garota de uma cidadezinha miúda nos EUA, essa tal garota se apaixonou por um boy muito misterioso e bonitão. Acabou que ele era um vampiro extremamente romântico fazendo calcinhas de milhares de meninas e mulheres irem ao chão quando esse livro se tornou “best seller” e no final, filme.

Embedded image permalinkBom, acontece que as fanfics existiam, e estavam lá para todas essas meninas que não haviam saciado sua necessidade de paixão jovem adulta e então, a cosia toda bombou. Já havia bombando antes, mas com uma tal serie de bruxinhos de uma escola bacana de magia e bruxaria. Porem, como a historia dos bruxinhos era mais infanto juvenil, com amizade, lealdade e aventura, não havia tanta polêmica.

Pelo contrário, as histórias que procederam o vampiro apaixonado e sua namoradinha estava pário duro com Sabina, Sofia, X videos e outras coisas eróticos fantásticas. Obvio que mulher e experiencia sexual não é lá muito bem vista, mas não vou entrar em detalhes sobre o por que se tornou polêmico. Mas se tornou. E o mundo da literatura deu uma leve balançada com isso.

giphy (15)Agora o abismo entre autor e leitora estava muito muito curto, nem podia se dizer mais abismo, tava mais para uma pequena rachadura. Os fãs escreviam sobre seus personagens preferidos, e outros fãs liam essas estórias. A popularidade foi tanta que alguns fãs começaram a publicar suas fanfics como livros reais, com sucesso de vendas reais (claro que com mudança de características e nome de personagens) que fizeram tanta popularidade quanto as historias antes baseadas.

Se aprofundando mais no lado “físico” de toda essa historia, grandes sites se especializaram em publicação de Fanfics e historia originais como Fanfiction.net, no brasil Nyah!, Spirit entre outros. O site mais popular Fanfiction.net tem como o topo das categorias de fanfics. Harry Potter com nada mais do que 733mil historias seguido por Twilight com 218 mil, todas com possibilidade grande de interação leitor-autor, e mecanismo de favoritar, comentar, resenhar, compartilhar etc.

Talvez se você não tiver ambientado com esse nicho do mundo existem alguns grandes títulos que vieram nada mais nada menos do que desses sites.

50 tons de cinza de E. L. James, o mais conhecido e sabido que nos primórdios Sr Gray era Sr. Cullen e Anastácia era Isabella Swan.
Instrumentos mortais de Cassandra Clarie, o rapazinho de cabelos claros nada mais era do que Draco Malfoy de Harry Potter e Clarie Gina Weasley, acredite se quiser.

Mas não é só de historias e livros que podem ser inspirações para fanfics, existem grandes tietes de bandas e artistas que usam o site para expressar suas fantasias reprimidas de fãs.

giphy (17)No mundo acadêmico da Comunicação Social, existe uma coisa chamada Folk comunicação, que é o estudo do receptor da mensagem, ou seja, baseado na ideia de que os fãs, leitores e telespectadores não são meros boçais que só absorvem aquela mensagem, livro filme e deixa por isso mesmo. A Folk comunicação estuda o que as pessoas fazem com as informações recebidas das grandes mídias.

E fanfics é uma das provas mais vivas de que como isso é poderoso. Que como em um jogo de tênis a bola recebia não é guardada e fim. mas rebatida fazendo um movimento de troca de informações e de comunicação. Engraçado é que antigamente acreditem se quiser, nas aulas de Jornalismo e outros cursos de comunicação era terminado que o publico era pacifico, que a informação era como um tiro, que penetrava e deixava por isso mesmo.

Anúncios

12 pensamentos sobre “Hora das Fanfics!

  1. Eu nao intendo, ao inves desses escritores ficarem roubando obras e ideias ja existentes, por que eles simplesmente nao escrevem algo deles mesmos. isso é uma falta de respeito com o autor e todo o trabalho com livros como O senhor dos aneis que levou mais de cinco anos para ser escrito. É muito trabalho pra esses vagabundos, é mais facil usar ideias dos outros e suas criaçoes.

    Curtir

    • Na verdade, você está completamente enganado. Em razão de direitos autorais os autores não se importam pois no mundo das fics as histórias são postadas livremente sem nenhum tipo de interesse monetário. E como é uma obra criada por fãs, maiores consumidores de determinada saga, ninguém cobra ou proíbe tal coisa. Muitas fics demoram anos para serem escritas, isso não quer dizer absolutamente nada. É como proibir fanart, cosplay etc. são as mesmas “ideias roubadas”

      Curtir

  2. Fanfics são muito legais, tem umas muito boas. De vez enquanto eu lei de algum livro que gosto muito e a continuação demora, então vamos pra fanfic matar a saudade, ou ver alguém escreve sobre um shipe que você gosta e ainda não aconteceu, kkkkkk

    Curtir

  3. Eu fiz uma fanfic hahahaha’ Por causa do filme/ Livro Ponte Para Terabítia, aí eu resolvi fazer como se fosse a parte 02 do meu jeito e que Leslie vivesse para me alegrar e também alegrar aquelas pessoas que não queriam que ela morresse(desculpe spoiler caso tu nunca viu) E fez bastante sucesso essa fanfic, mas eu achei que não podia transformá-la em livro mas vendo sua postagem até que posso hihihi. Só que preferia mesmo conversa com a autora e tals. Mas hoje em dia não ligo muito pois graças a Deus consegui escrever meu próprio livro e penso muito em publicá-lo 😀 Mas desde 2013 até hoje várias pessoas ainda comentam sobre minha fanfic que está em meu outro blog ^^ Sempre gostei de fazer fanfic, fiz sobre seriados, outros filmes, mas o que fez sucesso mesmo foi de Terabítia rs. Abraços e amei a postagem ❤
    Obs: Essa foto da capa da sua postagem ❤ Minha personagem favorita da minha série favorita ❤

    Curtir

  4. Acho os escritores de fanfics o máximo!Li fanfics de Crepúsculo que deixam Stephanie Meyer no chão e olha que eu a amo.
    Há muitos outros livros que vieram de fanfics, só pra citar os que eu conheço:
    Dark Paradise
    Linha da vida
    O leão de Whall Stret e motos outros da Juliana Dantas, Ódio e Luxúria da Nana Medeiros ,sem contar Paulla Halle ,Kel Costa,JFBauer,M tvF Elizabeth

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s