O Substituto – Resenha

Todo mundo que lê, entende então, que quem somos hoje. É uma mistura de varias experiencias e livros. Existem aqueles livros que são pequenas portinhas para mundos que nunca nem pensamos que existisse. Essa fantasia dark com uma pitada de romance não é diferente. Pra mim, pelo menos.

giphy (43)Nesse mundo que nos é apresentado, Mackie não é um humano comum. Pessoas estranhas, que curtem coisas estranhas,
Mickie é um estranho, um substituto. Ele não deveria estar ali, ele sabe que tem coisas inexplicáveis que acontecem com ele. Coisas que sempre o ensinaram a não procurar demais os significados, porque bem, estranhos quase nunca é algo do bem não é?

Houveram outros como Mackie, é claro, porem nenhum sobreviveu, de alguma forma ele viveu, se adaptou o máximo que conseguiu, mas não por muito tempo. O que acontece com ele é que ele está fraco, cada dia que passa sua horrível alergia a ferro se torna cada vez pior. E ele não sabe mais para quem recorrer, alem de claro, aqueles que lhe aconselharam a jamais recorrer.

giphy (42)Sabe aquelas historias alá Tim Burton, nem terror nem suspense, mas aquele tipico estilo dark? Aonde vemos claramente um estilo e um padrão de narrativa, que se torna artístico e colorido um livro sem gravuras? Assim é o Substituto. Eu não sabia, eu talvez nunca teria sabido sobre uma das coisas que eu mais amo. Que é as lendas e mitologias irlandesas, e esse livro é repleto delas.

No livro nenhuma referencia é exaltada ou colocada de forma que você saiba que são realmente lendas e folclore de uma cultura europeia, são apenas coisas sobrenaturais e meio macabras se você não tiver bagagem. Acontece de você começar a juntar 2 + 2 em determinados lugares e pronto. A conexão está feita.

“A intenção é uma das forças mais poderosas que existe. A sua intenção ao fazer qualquer coisa irá sempre determinar o resultado. A lei molda o mundo”

Brenna Yovanoff sabe bem sobre coisas sombrias e macabras, e sabe também transforma-las em algo bonito, fazer algo feio virar algo belo. Morrigan, a alergia ao ferro, o bebe substituto. Está tudo lá pra quem procurar, criaturas demoníacas são personagens principal nesse livro, e deixa eu te contar um segredo, você vai se apaixonar por elas.

“A verdade, pura e simples, é que não se pode entender uma cidade. Pode-se conhecê-la, amá-la e odiá-la. Pode-se jogar a culpa nela, ficar ressentido, mas nada vai mudar. No fim, a gente continua sendo parte dela.”

A escrita é clara, nada muito diferente ou que se sobressalta. É fluida, não cansa nem te deixa com receio de apagar a luz. Tem bons valores, e um enredo tão bonito que você até se esquece que se trata de criaturas do submundo.

subsistiEu vi algumas resenhas bem negativas sobre o livro, e gostaria de deixar claro que se você é uma pessoa que não entende muito coisas subjetivas, esquece, pode achar o livro parado e sem foco, que especialmente é as pessoas, os sentimento dos monstros e humanos. Então, se existisse um livro que eu colocaria na lista de “próximos filmes do Tim Burton” O substituto seria um deles.

Download-O-Substituto-Brenna-Yovanoff-em-ePUB-mobi-e-pdf-370x523Informações técnicas: Resenha O Substituto

Titulo: O Substituto
Autor: Brenna Yovanoff
Ano: 2012
Páginas: 336
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: Mackie Doyle não é normal. Ele vive na pequena cidade de Gentry, mas vem de um mundo de túneis e águas escuras e lamacentas. Ele é um substituto — deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos. Agora, em virtude de uma alergia fatal a ferro, sangue e solo consagrado, Mackie está morrendo aos poucos no mundo dos homens. Essa iminente morte faz com que ele saia de seu casulo e vá em busca de respostas.

 

Dica de similar: Se você leu e curtiu esse livro, ou gosta de folclore irlandês de bebes substitutos, não deixe de assistir o filme de terror  de 2015 The Hallow de Corin Hardy (media de 3\5). O longa conta a história de uma família inglesa que vai morar em uma parte isolada da Irlanda. O intuito do pai é estudar a floresta para futuras construções. Mas sua ação acaba perturbando seres demoníacos que vivem no local e começam uma série de ataques contra a família.

Anúncios

Um pensamento sobre “O Substituto – Resenha

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s