A Resposta de Beyoncé – Formation

Post escrito com parceira de Fabiula Rochele Schramm Knowles , Geledés Instituto da Mulher Negra.

No dia 6 de fevereiro, a artista (rainha) do pop Beyoncé divulgou um novo vídeo, aonde nada mais nada menos do que a musica principal de seu novo álbum Formation. Mas o que mais uma musica pop tem de tão especial você deve estar se perguntando. É que a Formation nada mais é do que um grande tapa na cara de muita gente. Uma resposta a todas as piadas racistas e comentários maldosos que ela tem sofrido.

 Então saiba o que significa Formation;

Primeiramente o nome do novo álbum e musica de Bey é “formação” – como na formação de uma família, reunião de um grupo e coisas desses gênero. O vídeo é totalmente estrelado por personalidades negras, nele ela faz referências históricas da luta da comunidade negra e honra suas origens. Apesar das informações levantadas é difícil dissecar totalmente a letra e as referencias, a musica é composta por varias gírias e significados que são mais claros nos EUA, porem aqui vai as partes mais claras de captar.

giphy (46)

No vídeo Beyoncé faz várias referências históricas e sociais, ela utiliza um sample da voz de Messy Mya, um negro morto vítima de racismo, faz referência ao episódio do taxista negro, que foi torturado por policiais brancos em Los Angeles em 1991, que teve tudo registrado por um cinegrafista amador.
O vídeo faz Referência ao período colonial aonde muitos negros eram escravizados e humilhados, os figurinos, os cenários, os dançarinos tudo fazem referência a esse período.

O local das gravações também tem seu significado, ele foi gravado em Nova Orleans, no sul dos EUA, a última região a abolir a escravidão dos negros americanos, também é uma região conhecida por vários conflitos raciais.

giphy (45)

No vídeo Beyoncé diz “Pare de atirar em nós”, a frase é claramente um desabafo sobre os jovens negros mortos por polícias nos últimos anos, a polícia também não escapa das críticas, em todo vídeo ela está em cima de uma viatura no meio de um rio, no fim do vídeo ambos afundam, a mulher negra ( Beyoncé) levada pela viatura.

Se isso ainda não te convenceu do poder desse novo single, deixe-me aprofundar melhor na historia pessoal da cantora . Beyoncé é uma mulher negra atualmente casada com Jay-Z um cantor de RAP também negro, juntos eles tiveram uma linda bebe chamada Blue Ivy, que herdou toda a carga genética negras dos pais, como cabelo afro etc.

giphy (44)

O que aconteceu foi que um grande grupo de pessoas, entre eles fãs da cantora, começaram a ridicularizar Blue, um bebê, de modo totalmente e absurdamente racista. Tanto é que Blue também aparece no clipe vestida de “princesa”.  E na letra da musica a cantora diz “Eu gosto do cabelo afro do meu bebe” e também “Eu gosto do meu nariz Negro”

screen-shot-2014-10-24-at-6-57-42-am

Tradução “alguém mais pensou que Blue Ivy ia parecer uma princesa de pele caramelo, não uma lésbica de 32 anos com ficha criminal?”

Beyoncé também foi tachada de se escorar nas costas do marido famoso para ganhar dinheiro, de ser Illuminati. Ela sempre foi cobrada pela comunidade negra por não se posicionar de forma mais ativa nas causas negras, o que mudou drasticamente agora. Em uma entrevista no Super Bowl Beyoncé disse beyonce-jay-z-blue-ivy“Me deixou orgulhosa, era o que eu queria, eu queria que as pessoas se sentissem orgulhosas de si”.

O co-fundador da gravadora Epic Records, ‘L.A. Reide’ falou sobre a musica, o clipe e Bey em uma entrevista “Beyoncé é a maior artista viva atualmente. Ela é a rainha, ela se senta em um trono que é quase incontestado. Michael Jackson se sentava em um trono, ele é provavelmente o maior artista que já existiu. Então, o que quer que seus pais fizeram estava certo. Eles criaram os maiores artistas de todos os tempos.”

 

8 pensamentos sobre “A Resposta de Beyoncé – Formation

  1. Gosto muito da Beyoncé. acho o talento dela algo indescutível!
    Nunca me liguei muito na vida pessoal da cantora, sempre foquei em seu trabalho, mas acho realmente pobre as pessoa menosprezarem ela, sua família, entre muitas outras coisas. Ela e o Jay-z têm talento, a filha é linda sim, e provavelmente vai herdar o talento dos pais. É triste ver a pobreza de espírito das pessoas que fazem comentários racistas e negativos.
    não vi o clipe e nem ouvi a música ainda, mas se é em favor de uma causa justa eu já gostei!

    Curtir

  2. Assisti à apresentação no Super Bowl e fiquei maravilhada, como haveria de ser. Nos dias seguintes, me surpreendi com tanta polêmica. Não é que eu ignore racismo no mundo, mas eu simplesmente não esperava por tantas reclamações e planos de boicote por causa da apresentação, da música. Pode ser por eu não ter sacado todas as referências de início, ou até por ter sido inocente, sei lá… Sei que agradeço a vocês por esse post! Mais pessoas deveriam lê-lo e eu vou tentar ajudar, compartilhando na página do Yellow.

    :*

    Curtir

Comente

