O Livro com Fotos – O Orfanato da Srta. Peregrine

IMG_0202Ultimamente parece que moda tem tentado pegar no meio de livros de suspense fantasia, quando o autor do livro arruma algumas fotografias meio macabras e coloca um pouco de edição e inventa uma historia sobre aquilo.

Minha história com esse livro não foi muito amistosa, mas lembro como se fosse ontem, sério, eu lembro mesmo. Quando andava pela maior livraria da cidade e me deparei com essa peculiaridade na estante de terror.

E agora eu sei, depois de ler o livro acreditando que era terror o tanto que o céu é azul. Que é uma historia de Fantasia e Suspense.

Mas vou parar de enrolar agora.

O Livro conta de Jacob, um menino jovem que perdeu seu querido avó recentemente, seu avó biruta que contava umas historinhas bem esquisitas, morreu de uma forma bem estranha. E é quando Jacob herda algumas cosias de seu avó que ele começa a criar uma pulga atras da orelha sobre a veracidade das historias do velho.

E então ele e seu pai vão viajar pro meio do nada, especificadamente lá pras bandas do País de Gales, em buscas de verdades. O que consequentemente acabam achando, o Jacob, pelo menos. Ao meu ver o livro se divide em duas partes, a parte antes e depois de Emma, uma personagem muito estranha que faz parte do orfanato. A parte antes, chega sim a ser um terror, um suspense e aquelas cosias macabras. O depois se tornou um conto do Neil Gaiman e deu adeus a toda a tensão criada no inicio.

O que significa que é bem escrito, que tem aquele carisma sobrenatural e fantástico, que você consegue, mesmo sem as fotos, fechar os olhos e imaginar o lugar surgindo sob as pálpebras.

“Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguira notar como ela era extraordinária. Da mesma forma, nunca imaginei que minha casa poderia ser algo de que eu sentisse falta, mas, quando estávamos carregando nossos barcos ao amanhecer, à beira de um grande abismo de Antes e Depois, pensei em tudo o que estava prestes a deixar para trás: meus pais, minha cidade, meu antigo, melhor e único amigo. E percebi que partir não seria como eu havia imaginado, como me livrar de um fardo. A lembrança deles era algo tangível e pesado, e eu a levaria sempre comigo.”

E já no finzinho do livro, mesmo com toda a magia da escrita e do universo, alguma coisa me incomodava. Quando nada parecia chegar a um desfecho foi que eu descobri, foi quando a decepção me pegou. Teria uma continuação, E NINGUÉM ME AVISOU.

Eu quero mesmo dizer que o livro não é ruim, é bom, de verdade. Mas eu fiquei muito chateada por ser enganada 3 vezes; No terror, no livro único e nas fotos.

IMG_0197

Bom, as fotos, vamos pro problema das fotos. As fotos são assim; são partes da historia, pois os personagens da historia as tiram e as guardam, não são somente para ilustrar.

Algumas são bem legais e dão aquele ar mais UAU no livro, outras são tão ridículas que parece que alguém estava tentando fazer uma piada de mau gosto, e o livro perdia pontos de seriedade. No fim realmente as fotos não se encaixaram direito, no final temos todos os fotógrafos e suas respectivas fotografias, mas não são sobrenaturais, são fotos manipuladas por pessoas ao longo das eras que foram juntadas meio que grosseiramente por um escritor.

Sem falar que as descrições raramente faziam jus a qualidade das fotos, as vezes por ter várias interpretações uma fotografia, eu via uma coisa totalmente diferente do escritor. E causava aquele conflito grande de detalhes.

“E como se essas imagens não fossem bizarras o suficiente, as outras duas pareciam saídas de pesadelos de David Lynch: uma mostrava uma menina contorcionista, triste, dobrada para trás de modo assustador; a outra trazia um par de gêmeos de aparência esquisita, vestidos com fantasias mais estranhas que eu já havia visto.”

IMG_0199Olha nos meus olhos e diz que era nisso que você imaginou quando leu a citação.

Informações técnicas: Resenha O Orfanato da Srta. Peregrine 

IMG_0204Titulo: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Ano: 2012
Páginas: 336
Editora: LeYa
Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

 

5 pensamentos sobre “O Livro com Fotos – O Orfanato da Srta. Peregrine

  1. Cheguei no seu blog por acaso, estava procurando saber mais sobre as imagens do livro.
    Quanto mais bizarras as imagens, mais elas cabem no contexto geral. Faltou um pouco do Lúdico na absorção da leitura para você.

    Enfim, o livro é dos bons! Realmente bom! Envolve, bem escrito, rico em detalhes.

    Ótimo que ele seja uma trilogia. Caso contrário. Seriamos também orfãos da Srta. Peregrine.

    Curtir

  2. Pingback: 5 motivos para ler: O Orfanato da Srta Peregrine - Peixinho Geek

  3. Pingback: Links do mês: julho • Dragões Encaixotados

Comente

