Como trocar livro na internet com o Skoob

Se você não mora na toca do coelho nem numa caverna, sabe que a situação financeira anda meio cambaleante nos últimos tempos. Tudo ficou mais caro e somente o essencial é comprado na maioria dos casos. Mas e os leitores como fazem?

Nessa época de crise e de dinheiro curto, os leitores não diminuem sua necessidade de livros. Os livros não acabam nem a vontade de ler some, e é graças a nossa querida internet que existem outros meios de se ter livro físico sem gastar muito. Existem sim jeitos seguros e alternativos para você ter livros sem precisar gastar tanto.

O que é o Skoob?

O Skoob é uma rede social criada em 2009 por Lindenberg Moreira exclusivamente para os amantes da leitura de todos os tipos. É grátis e com ele você pode listar os livros que você quer ler, ja leu, abandonou, seus favoritos, e metas de leitura. E alem disso você pode até fazer resenhas discussões e avaliar os livros.Você pode ter amigos, seguir autores e editoras, é um mundo completo para os leitores.

Mas ele também possui a tal ferramenta Plus, que tem me ajudado muito ultimamente. E que nada mais é do que uma troca virtual de livros. Onde você coloca os livros que você possui mas quer trocar e os livros que você deseja.

Se você tem um livro, em ótimas condições, mas não quer vender pela mixaria no sebo da sua cidade, faça o seguinte.Coloque no Skoob para trocar e ative o Plus, que é totalmente grátis.

Como funciona o processo de troca:

A primeira troca é mais complicada, pois ninguém conhece sua reputação, você não possui um histórico com trocas antigas para os outros Skoobers avaliarem. Então é bem importante que você tire fotos do livro e escreva notas sobre o mesmo.

como tprocar 3
Cada livro você pode escolher seu preço, que varia de 1 a 2 créditos, cada crédito tem valor de 10 reais se quiser comprar sem troca. Que você pode fazer usando cartão de credito e o PagueSeguro.

Mas se você não quiser gastar dinheiro com créditos, você coloca para troca, do jeito mais real possível, explicando o exemplar, tirando fotos e estando aberto para enviar fotos nos emails dos interessados. E espera.

Caso alguém se interessou e quer trocar com você, uma notificação será recebida por email e pela conta do Skoob, então é hora de embrulhar o livro e ir a uma agencia do correios.  Essa parta é importante também,  que você embrulhe bem para ir seguro até o destino.

O custo do envio é em media 5 reais, e é IMPORTANTÍSSIMO você esclarecer para o funcionário do correio que você está enviando um livro e que deseja enviar com código de rastreamento do jeito mais barato possível. Ou seja, por Registro Módico. Lembro que uma vez fui ao correio enviar um livro e me confundi, fui até o balcão do sedex e a moça disse que o valor era 50 reais para enviar o livro, não preciso dizer que ela riu muito da minha cara de completo espanto.

Com o livro enviado, você posta o código de rastreamento do produto para ter maior segurança e espera chegar até o destino. Assim que chegar até a pessoa que você enviou, o que demora uma semana mais ou menos, ela vai postar como recebido e você vai poder retirar os créditos que custou aquele livro. Concluindo assim o ciclo, trocando por outro livro.  O único momento que envolve dinheiro é quando você despacha o produto no correio, fora isso você não precisa gastar mais nada.

como tprocar 4

Para controle e avaliação, toda pessoa que for Plus, tem a alternativa de avaliar, e ser avaliado. Toda troca, seja você sendo o remetente ou destinatário, tem o poder de avaliação e de dar nota para a pessoa com quem fez “negócio”

Minhas experiencias:

Eu já troquei em média 13 livros do ano passado para cá, todos eles ocorreram de forma boa, e os livros chegaram em perfeito estado. Eu sempre peço fotos dos títulos que estou interessada em trocar e sempre vejo a reputação da pessoa.

12204215_1035576879851174_165317647_o

Alguns livros que troquei foram, O Rei de Amarelo, A Sacerdotisa de Avalon e Drácula. Ambos custaram somente 1 credito, e estão em perfeitas condições. E o custo beneficio que recebi foi muito maior do que se eu tivesse comprado no melhor sebo da cidade.

Pontos negativos:

As vezes o livro que você tanto deseja, não tem para troca, o que é muito comum. Tem que se ter em mente que todos os livros disponíveis são de pessoas, não do Skoob. Ou as vezes o livro está disponível e a pessoa acredita que o livro vale 2 créditos, e você tem certeza que não vale tudo isso. Por mais novo que o livro esteja, ainda é um livro usado, tudo que você compra, a partir do momento que sai da loja perde o valor.

Existem também os casos do livro está disponível, mais o Skoober com quem você quer trocar está há décadas sumido da rede social, e tambem existe aqueles casos de o Skoober só querer trocar Livro x Livro. Ou seja, existem ainda sim alguns problemas, nada é perfeito. Mas cabe a você ponderar os prós e contras.

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Como trocar livro na internet com o Skoob

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s