Algumas opiniões sobre a atual situação.

Hesitei muito em pensar e analisar qualquer coisa sobre a atual situação politica que estamos vivendo. Ainda estou refletindo e analisando, mas tenho algumas ideias que gostaria de compartilhar.

j7BaiwwNo nosso pais tropical as vezes nem tão abençoado por Deus temos o histórico de corrupção. Tivemos corrupção antes, durante a ditadura e depois dela, Temos o histórico de votar pela emoção e pela influencia de grandes mídias, e de acreditar no que as grande mídias dizem sem ao menos questiona-las. Já vi heróis serem erguidos e depois serem levados ao pó pela mesma emissora de TV, somente com noticias.

Como uma estudante de jornalismo eu sei o poder que sofremos. Revistas, jornais e programas com posições politicas muito rígidas dizerem ser imparciais. Analises equivocadas e criação de dados para provar certa culpa de alguns ou absolvição de outros.

Não vou enganar, eu tenho inclinações de esquerda, e apesar disso não tenho simpatia nem preferencia para nenhum partido politico. Nenhum sequer; nunca colocaria minhas mãos no fogo por qualquer um deles. Nem acredito mais em inocência.  

O que me assusta grandemente é o endeusamento que temos no Brasil. Qualquer migalha jogada aos necessitados por uma pessoa, automaticamente essa pessoa se torna uma espécie de santo para alguns. Tenho medo dos cegos extremistas que acreditam fielmente no vermelho, no azul e amarelo ou no preto do juiz, dada a historia de que todos tentem a ter algum tipo de segundas intenções.

Um dos maiores problemas que tenho visto é a falta de conhecimento, de informação. De preparo de nos brasileiros para entender melhor tudo o que está acontecendo. Não tem como acreditar que depois que tudo o que passamos ainda tem gente que quer a volta da ditadura ou da monarquia. Nossa educação ainda é horrível, nós não conseguimos ter de modo geral ideias criticas e sensatas, de forma generalizada toda opinião é sempre muito pobre. Tudo parece sempre acabar em um estado de fé, não de lógica.

Nenhuma ideia ou ideologia é tão correta que não vale a pena ser analisada de novo, e de novo. Não devemos ter medo de mudar de ideia e de posição ao saber de alguma informação nova.  Devemos sempre analisar de modo critico tudo que nos é apresentado, por mais certo que aquilo parece a primeira vista. Mas acredito que ultimamente o bem mais precioso que temos ainda é a democracia, e devemos prevalece-la.

Mas quando olharmos pra o que está acontecendo pensemos sempre que a politica é o reflexo do seu povo. Que a corrupção não está só em desviar milhões, é bom lembrarmos que foi em consequências da nossa falta de vontade de se inteirar nas causas politicas que deixamos passar tantos escândalos, e por essa mesma ignorância não nos comover quando os culpados simplesmente saem impunes bem debaixo nos nossos narizes.

É sempre legal ver um prisma diferente, de alguém de fora sobre nos. Ver a analise de alguém fora da pintura.

Não vamos nos cegar e encarar cada lado como um time de futebol ou uma religião, é muito mais do que isso. Não existe só duas formas de pensar, quando na discussão as ideias são postas de lado e a agressão pessoal entra em jogo, não é mais uma discussão sensata. Por fim uma ideia que sempre girou em minha mente é “Quem bate no cara que agrediu é mais um agressor, quem rouba o ladrão é mais um ladrão”.

Então gostaria de deixar uma dica, o canal de noticia que eu sigo e tenho mais confiança na veracidade das noticias é a BBC Brasil. A BBC é uma das melhores no mundo, suas matérias são geralmente as melhores e muito bem trabalhadas. Porém é isso, mais um texto de opinião.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Algumas opiniões sobre a atual situação.

  1. Parabéns pelo comentário, eu tbm não possuo vínculo político com nenhum partido ou candidato. Mas acredito que a polarização de opiniões nesse momento que vivemos é inevitável. Em um determinado momento da vida assim como vc tive uma simpatia maior pela esquerda, mas hoje eu acredito que olhando para os exemplos da história e do mundo atual o capitalismo é uma realidade inevitável. Com lados bons e ruins mas é o sistema predominante nos países desenvolvidos. Talvez o que nos falte não é discutir direita ou esquerda, mas sim ética em todas as esferas da sociedade. Gostaria de poder discutir mais sobre o assunto com você. Espero ter sido claro na minha opinião.

    Curtir

      • Concordo com você. O capitalismo quer nos transformar em zumbis consumistas a esquerda em micangueiros kkkk.. O desafio eu acho que é encontrar o equilíbrio.

        Curtir

  2. Oi Beatthriz! Sabe muito do que falou foi bem o caminho que trilhei nessa situação algumas que discordo respeitando sempre seu olhar, gostaria de elencar.
    Entendo que quando temos eleições quase nunca temos opções e ficamos naquele dito popular de “votar no menos pior”. Não vejo as pessoas do Direito em nosso país com seriedade mesmo porque assim que se formam se reúnem para dar calotes em restaurantes. São como uma facção criminosa protegidos por suas togas.
    Como já falei em meu blog, e em outros estou vendo um grande teatro a quase 4 anos, assim que começaram os preparativos para a Copa do Mundo, onde a população já era ciente de problemas e mesmo assim deram cabeçadas nas filas de voluntários para trabalhar de graça na Copa enquanto os vagabundos daqui e lá de fora metiam a mão no dinheiro.
    As vezes fico com pena do Beltrame aqui no Rio de Janeiro, posso até estar enganado, mas vejo nele boa vontade de querer acertar e falta de oportunidade para poder demonstrar.
    Bem resumindo, diria, ou melhor, repetiria o que venho dizendo, não me interessa Dilma, Lula, Aécio, Japa da PF, ou mesmo Moro, quero saber quando o Brasil vai ter, escola, merenda, moradia, saúde, segurança, lei, dignidade, respeito, pois se de fato estamos em uma democracia, deveria valer o lema, “vox populi, vox dei”, pois só vejo político vir na mídia afirmar que fez isso ou aquilo quando a bem da verdade não fez nada, quem fez foi o povo com seu imposto eles os políticos não são nossos mandantes e sim nossos empregados e muito bem pagos no salário, uma cambada de salafrários. 🙂
    https://kambami.wordpress.com/2016/03/20/outono-brasileiro/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Uma boa análise, sem dúvida. E creio que neste momento de bipolarização não apenas de opiniões — mas também de nossa mídia — a única forma de se ter um mínimo de objetividade (se não de isenção, coisa rara no jornalismo) nas notícias que se lê é buscá-las em veículos internacionais. A BBC Brasil faz um bom trabalho, mas eu também recomendo dar uma olhada ocasional no El País, no The Guardian e, por que não (e eles estão longe de ser isentos, mas ao menos tem viés claro) no Telesur. A situação não é simples, e sou inclinado a acreditar que os dois “lados” são na verdade face da mesma moeda.

    Mas para entender o que está acontecendo é necessário, no mínimo, que se dê dois passos atrás e saia da zona das torcidas organizadas de nossa política. Elas entendem, se muito, de torcer e dizer o quanto o seu time é o melhor, e não estão dispostas a pensar a respeito.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s