Musicas para Empoderar as Mulheres

Só essa semana eu ja devo ter ouvido quase meia duzia de vezes que é difícil ser mulher, mulheres sentem mais dor e sofrem mais no mundo. Com essa ideia resolvi reunir algumas musicas feitas por mulheres para mulheres. Musicas sobre situações horríveis que passamos, como submissão e a luta pela independência. Essa seleção não conta com musicas todas as musicas alegres, mais musicas para dar força a todas as mulheres que precisarem.

Esse ano Lady Gaga fez a performasse da musica Til It Happens to You. A cantora foi acompanhada de mulheres que sofreram abuso, tema da musica. A musica trata do abuso sexual que muitas mulheres adultas sofre, e que ninguém acredita. Fala sobre como é horrível você ser violentada e ninguém acreditar, achar que é coisa pouca.

Você me diz que irei me sentir melhor, sentir melhor com o passar do tempo
Você diz que vou me recompor
Que vou me recompor, me sentir melhor
Diga-me, o que você sabe? O que você sabe?
Diga-me como você pode saber? Como você poderia saber?

Clarisse Falcão traz uma nova performasse da música Survivol, onde fala sobre relacionamentos abusivos, e uma mulher que sobreviveu a isso. O clip trás varias mulheres, de diversas etnias e idades passando o tão polemico batom vermelho.

Eu sou uma sobrevivente (o quê?)
Eu não vou desistir (o ​​quê?)
Eu não vou parar (o quê?)
Vou trabalhar duro (o quê?)
Eu sou uma sobrevivente (o quê?)
Eu vou fazer isso (o quê?)
Eu vou sobreviver (o quê?)
Mantenha viva (o quê?)

É no novo album da Sia, This is acting, que podemos encontrar a musica Alive. Na letra vemos Sia falando também de relacionamentos abusivos. A musica também é uma versão de uma pessoa que sobreviveu a uma manipulação afetiva. E agora está dizendo que está viva e está respirando, está lutando por sua vida e liberdade.

Você descontou, mas eu ainda estou respirando
Eu cometi todos os erros
Que você pode imaginar
Eu engoli, e engoli, e engoli o que você fazia
Mas você nunca notou que eu estava sofrendo
Eu sabia o que queria, fui e consegui
Fiz todas as coisas que você disse que eu não faria
Eu te disse que eu nunca seria esquecida
Eu sei que isso é parte de você
E eu ainda estou respirando (…)
Eu estou viva. 

 

Meghan Trainor lançou a musica No. Na vida de toda garota sempre teve aquele menino que não entendeu a palavra “Não” e continuou insistindo. A musica trás a mesma ideia, não é não, não insista, não estou me fazendo de difícil, eu não quero. 

Meu nome é não
Meu signo é não
Meu número é não
Você precisa desistir
Você precisa desistir
Precisa desistir
Nah até o ah, até o, não, não, não

Não podemos esquecer do sucesso FLAWLESS de Beyoncé. Onde ela detona varias ideias tradicionais e fala sem medo de varias coisas que as meninas do nosso século sofrem como trabalhar, mas não receber mais. Ser independente, mas ainda sim cuidar de todas as tarefas domesticas.

Nós ensinamos as meninas a se retraírem
Para diminuí-las
Nós dizemos para as garotas, você pode ter ambição
Mas não muita
Você deve ser bem sucedida, mas não muito
Caso contrário, ameaçará o homem
Porque eu sou uma fêmea
Esperam que eu deseje me casar
Esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida
Sempre tendo em mente que
O casamento é o mais importante
O casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo
Mas por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento
E não ensinamos a mesma coisa aos meninos?
Educamos as garotas a se verem como concorrentes
Não por emprego ou por realizações
O que eu penso que pode ser uma coisa boa
Mas sim pela atenção dos homens
Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais
Da mesma forma que os garotos são
Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social
Política e econômica entre os sexos

Se você conhecer alguma musica e quiser compartilhar, por favor diga-me nos comentários.

3 pensamentos sobre “Musicas para Empoderar as Mulheres

Comente

