5 Livros de crianças para adultos

Separei 5 livros onde o personagem principal e a pessoa gramatical do livro é uma criança. Entretanto isso não o faz um livro para crianças, mas uma escrita para adultos, uma escrita com carga inocente, muitas vezes tratando sobre temas complexos para os adultos poderem ver as coisas de uma forma diferente. Essa é a magia desse tipo de livro, uma nova perspectiva curiosa e inocente acerca de fatos que podemos estar cansados de saber, mas ao ler com essa nova carga parece que tudo muda. 

1

Ao começarmos por um assunto mais popular no mundo das distopias. A Menina que tinha Dons nos trás Melanie, uma pequena zumbi que por sempre ter sido trancada em selas fortemente bloqueadas, nunca viu o mundo. O livro trás no meio ao caos desse mundo distópico a diferença de por um ser tão repugnante quanto um zumbi, na pele de uma menina extremamente inteligente e inocente. É um livro de aventura e foi escrito por M. R. Carey.

a-menina-que-tinha-donsSinopse:  Cultuado autor de quadrinhos e roteiros da Marvel e da DC Comics, entre eles algumas das mais elogiadas histórias de X-Men e O Quarteto Fantástico, o britânico M. R. Carey apresenta uma trama original e emocionante em sua estreia como romancista com A menina que tinha dons, lançamento do selo Fábrica231. Aclamado pela crítica, o livro se tornou um bestseller imediato na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ao contar a história de Melanie, uma menina superdotada que faz parte de um grupo de crianças portadoras de um vírus que se espalhou pela Terra e que são a única esperança de reverter os efeitos dessa terrível praga sobre a humanidade. Uma comovente história sobre amor, perda e companheirismo encenada num futuro distópico.

2

Mergulhando mais afundo temos A Menina que Conversava com o Verão da premiada Sally Nicholls. Molly é uma garotinha que acaba de passar por uma perde enorme e ver pessoas próxima mudarem de forma drástica, em um novo lugar com novas pessoas. Ela tem que superar o passado e viver o presente. E é então que ela descobre que pode conversar com o Verão. Um livro com magia onde Sally trás uma nova reconfiguração do conto das estações e do ciclo da vida, aonde perdas e ganhos ganham um novo significado e você aprende assim como Molly, novas coisas acerca da vida. Nos fazendo emocionar muito ao longo da leitura.

menina_conversava_veraoSinopse: Quem será o misterioso homem verde que somente Molly consegue ver? Após a morte de sua mãe, tudo muda para as irmãs Molly e Hannah. As duas meninas são mandadas pelo pai para morar com os avós numa pequena cidade do interior. Certa noite, Hannah decide fugir, e obriga a irmã a ir com ela. Em meio a uma forte tempestade, Molly vê um rapaz perseguido por uma matilha de cães e por um caçador com chifres. No dia seguinte, na coluna de uma velha igreja, Molly observa um rosto esculpido e percebe, estarrecida, que é o mesmo homem que ela viu sendo caçado no dia anterior! Existe algo de mágico nesse Homem Verde. A grama cresce à sua volta e árvores brotam sob o seu toque. Será ele fruto da imaginação de Molly… ou será um antigo deus esquecido? Se ele tem poder para devolver vida às plantas, não poderia também fazer a mãe de Molly retornar à vida? Esta enternecedora fábula sobre amor, perda e superação, em que o estado da alma dos personagens se confunde com as estações do ano, vai encantar leitores de todas as idades.

3

Ainda com a premiada autora Sally Nicholls, temos novamente um assunto muito falado; o câncer. Em Como Viver Eternamente vemos Sam, que é uma criança que ama fatos, ele tem uma doença terminal. Porem isso não muda o fato de ele querer saber respostas de perguntas que ninguém quer responder. Ele é inocente e ama coisas comuns para uma criança, então tem a ideia de fazer uma lista sobre coisa que ele quer fazer antes de morrer. E com isso vai nos ensinado uma porção de coisas sobre a vida e sobre as pessoas. Esse livro foi escrito quando Sally tinha apenas 23 anos e ganhou prêmios. É tocante, é leve e é emocionante de uma forma diferente de todos os outros que você já leu.

como_viver_eternamenteSinopse: Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

4

Todos sabemos o quão delicado é falar sobre doenças psíquicas. E quão forte isso afeta uma criança quando começa desde de cedo, e o quão diferente é sua percepção do mundo. Porém como é realmente ser uma criança autista? É isso que você vai descobrir no livro de Nora Raleigh Baskin Tudo Menos Normal.  Jason  tem 12 anos, e nesse brilhante livro em primeira pessoa, podemos mergulhar de forma sublime em uma mente afetada pelo autismo. É tudo tão certo e diferente que muitas vezes tem que se prestar uma atenção dobrada para entender o que realmente está acontecendo fora da cabeça de Jason .

normalSinopse: Jason Blake é um autista de doze anos vivendo em um mundo neurotípico, de “pessoas normais”. Para ele, quase sempre é apenas uma questão de tempo até que alguma coisa dê errado.
Mas Jason acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird, uma garota que publica histórias no mesmo website que ele.
Jason pode ser ele mesmo quando escreve, e imagina que Phoenixbird, cujo nome descobre ser Rebecca, pode se tornar sua primeira amiga de verdade.
Mas tanto quanto ansioso por conhecê-la, Jason está apavorado com a possibilidade de que, quando isso acontecer, Rebecca não seja capaz de enxergá-lo como realmente é, indo além das aparências.

5

Por fim, temos a oportunidade de imersar no mundo de Caitlin em Passarinha, de Kathryn Erskine. Ela é uma criança normal, que vai a escola, tem seus brinquedos e inveta suas histórias. Porem, ela sofre de Síndrome de Asperger. E quando tem de enfrentar uma perda enorme, vai mostrar que isso não a faz mais fraca, somente diferente. Esse livro é de emocionar de um jeito inocente e peculiar, ver o mundo sobre a ótica dessa criança nos faz questionar quantas peculiaridades pessoais perdemos para sermos aceito na sociedade. Como cada ser humano é único e tem seus próprias lemas.

capa-Passarinha-divulgSinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.
Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.
Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

Anúncios

2 pensamentos sobre “5 Livros de crianças para adultos

  1. Oiii! De todos esses eu só li “A Menina que Tinha Dons” e achei simplesmente fantástico. Todos os outros parecem ser muito bons! Já vou colocar na minha lista de desejados (que não para de crescer) 🙂

    Beijos

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s