Alice: Madness Returns – Sobre Histeria

giphy (82)

Pra muitos um jogo de computador ou videogame é meramente um brinquedo, um passa tempo sem profundidade ou complexidade. E quem pensa isso esta extrema e grotescamente enganado. Jogos, há muito parou de ser somente um passa tempo ou um quebra cabeças bidimensional ou multissensorial. Jogos tem historia, tem adrenalina e tem complexidade em seus enredos.

E Alice: Madness Returns é um desses jogos, foi um dos poucos que já zerei nessa minha vida de gosto de games, porem não jogo. Não falarei sobre a funcionalidade ou jogabilidade, isso eu já disse em algum lugar na rede. Porem aqui, agora eu gostaria de dizer o que parte disso significou aos meus olhos. O que eu tirei de algumas coisas do jogo.

tumblr_llncgmWWKw1qgb1o5o1_500

Esteticamente, o gótico, grotesco e fantástico pula da tela e te da um motivo a mais para pesadelos. A cidade britânica Londres é o plano de fundo para o começo dessa história. cidade onde o escritor de Alice no pais das maravilhas nasceu. Uma cidade pós industria, onde tudo é cinza, feio e pobre. Com pessoas vagabundeando, sem perspectiva em um cenário amargo e de peso melancólico.

AMR-01_SCREEN

Eu não sei de onde vem essa parte de mim que simplesmente ama lugares abandonados, destruídos ou macabros. Logo, em minhas fantasias eu gostaria de caminhar por todos os cenários de Alice. Ao decorrer do jogo, os cenários mudam de real para imaginário, onde o segundo trata de Wonderland. Um lugar belo, com características infantis e coisas vividas por Alice, e o contraponto A destruição de Wonderland que aparece no final de cada capitulo. representando a corrupção da mente de Alice pela mentira que puseram sobre ela.

2014-09-15_00003

Essa corrupção, destruição transforma wonderland. De um lugar com cores vivas, Verdes, Azuis e Rosa para algo sangrento, um lugar corrompido e cancerígeno inundado de cores mais monocromáticos de vermelho e preto.

Não existe como, qualquer pessoa, não se identificar com essa referencia. A morte da mente como consequência de alguma memoria traumática ou coisas do gênero. E vemos nitidamente ali. Com monstros, chamados Ruinas, que parecem feitos de câncer, com cabeças de bonecas de porcelana e partes industrializais acopladas no corpo.

Esses monstros que Alice mata com afinco, são representações de seus medos e da mentira que tentam implantar no cérebro dela. Pois são apenas parte do imaginário, cosias feitas por ela que a atacam fatalmente.

giphy (83)Então entra o Modo Histeria, um patamar que Alice atinge quando está no auge da luta e com pouca força para continuar a batalha. Então sua força se estende ao ápice, ficando mais ágil e  determinada. Tudo muda na luta, inclusive características físicas. Acredito que o nome dado a esse alter ego de Alice vem do primeiro pensamento sobre a palava Histeria, que acreditavam, firmemente que era uma doença psíquica causada por algo irregular no útero. Um preconceito contra mulheres, e a tentativa de enfraquece-las criando essa doença totalmente mirabolante para “tratar” mulheres que não eram tão submissas ou “normais”.

giphy (81)Histeria é medonha e macabra, porem uma parte crucial de Alice, uma parte que a mantem viva. Seus olhos se tornam vermelhos, como se chorasse sangue. todo o cenário fica monocromático e vermelho. Exaltando as manchas de sangue em suas roupas, corpo e arma. Na história do jogo, Alice foi parar em um manicômio por um tempo. Alem de tratamentos torturantes e danos físicos. Acredito que foi ali que histeria nasceu, como um alter ego protetor, a impedindo de perecer em batalha contra sua mente.

hysteria-bloody-vorpal

O que me faz pensar que as vezes nossas partes feias e deturpadas nos impede de enlouquecer ou perecer perante os desafios e armadilhas que enfrentamos. Todo mundo luta contra ruínas internas, monstros corrompidos e parte de nosso mundo destruído. Que em contra partida precisamos de Histeria, precisamos da nossa parte mais macabra, as vezes cruel ou medonha para continuarmos nos mantendo em pé.

Não darei informações a mais sobre o que acontece no jogo. Apenas que apesar de tudo não mostra e forma clara, como no inicio, o que acontece com Alice, temos um desfecho que abre um leque gigante de possibilidades e interpretações. E talvez jamais saberemos o que acontece com ela, já que não existe nenhuma noticia de alguma continuação do videogame. Espero que ela tenha encontrado sua paz, ou algo desse gênero.

tumblr_mrimpseakH1sf65bqo5_1280-1533

Anúncios

6 pensamentos sobre “Alice: Madness Returns – Sobre Histeria

  1. Já joguei esse jogo é achei demais! Principalmente porque já curto tudo que é relacionado à Alice. Não consegui terminar o jogo (porque sou uma péssima jogadora, rs). Amei sua descrição e interpretação, fiquei querendo jogar de novo ou assistir alguém jogando.

    Um beijo!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s