Ta todo mundo mal – Resenha

Eu estava em uma crise de não conseguir ler livros e me peguei lendo o livro todo da Jout Jout em menos de 10h (sério, é bem possível). E não faz nem 5 minutos que terminei de le-lo e ca estou eu escrevendo sobre o livro.

“Nada mais reconfortante para quem está numa crise do que saber das crises dos outros e ficar medindo em silêncio sobre se a deles é pior ou mais branda que a nossa própria. Então aqui estou. Enumerando gentilmente meus piores momentos. Para você avaliar se os seus foram um pouquinho melhores e ter um sono mais tranquilo.”

Esse livro não é uma biografia, não foi escrito por algum escritor fantasma nem é uma perda de tempo, ele é curto, curtíssimo. Porem isso não quer dizer que não possui profundidade. Você que assiste os videos vai entender quando eu digo que Julia tem a capacidade de manter o bom humor em todas as horas. E ler seu livro foi como ler os vídeos, de uma forma mais aprofundada. E eu gostei.

“A gente tem essa impressão às vezes de que tem uma hora que a gente vai crescer. Tipo um dia, com hora marcada na agenda. Sexta que vem eu cresço. Quando na verdade a gente já cresceu faz tempo, mas é tão insuportável crescer, que a gente fica jogando lá para a frente.”

Como você deve ter lido no titulo, nesse livro Jout Jout fala sobre suas crises, de uma forma não linear ela conta desde como ficava triste por seu tamagotchi morrer até como lidar com os merchans de seu canal. Com conhecimentos e filosofias de te dar um grande tapão na cara, ela vai refletindo sobre a vida, crescer, trabalhar e como lidar com escolhas. Você vai encontrar temas sobre puns, sexo no namoro, amizade, sarna, como ser uma influenciadora, morar sozinha etc.

Alguns capítulos tem o titulo maior do que seu conteúdo, o que eu achei muito engraçado.  O prefacio de Caio foi espetacular também. Julia escreve muito bem e sabe disso, o que faz eu ficar me perguntando “e se” ela lançasse um livro de histórias inventadas para ilustrar cada pensamento. Eu iria, completamente, adorar.

“Todos os youtubers brasileiros do mundo lançaram livros. Para cada semana em que eu não sabia sobre o que escrever, um novo livro escrito por um youtuber era lançado, e comecei a achar que fazia parte de uma seita mas que ninguém se lembrou de me avisar. Quando assinei o contrato, achei que estava sendo diferentona, um jovem prodígio, uma realizadora precoce de sonhos. Nada disso. Apenas mais um livro de uma youtuber famosinha. Comecei a escrever sobre a minha vida, testei várias formas diferentes e tudo me parecia ridículo porque lembrei tardiamente de um pequeno detalhe: tenho 25 anos e nada do que fiz até agora é importante o bastante para colocar em um livro. Não protagonizei grandes feitos, não tive ideias revolucionárias. Sou o que chamam de uma pessoa como outra qualquer. De que importa como perdi minha virgindade? Como isso pode ser interessante para alguém no mundo? Escrever este livro foi uma grande crise generalizada.”

 Mas de qualquer forma, esse é um livro para quem gosta de Jout Jout e do que ela representa. Nele você não vai encontrar nada muito fantástico ou confissões picantes, porque não é o estilo dela. Eu posso dizer que conheci mais quem é a Julia por traz da Jout Jout.

Informações técnicas: Tá todo mundo mal

9788535927207

Titulo:Tá Todo Mundo Mal O livro das crises
Autor: Jout Jout
Ano: 2016
Páginas:  200
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em tá todo mundo mal, ela reuniu as suas “melhores” angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, “Jout Jout, Prazer”.
Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Ta todo mundo mal – Resenha

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s