Consuma ciência no Youtube

Sempre tive mais habilidades na área de humanas, mas isso jamais me impediu de fazer questionamentos que os cientistas sempre fizeram, e o mais importante: jamais me impediu de buscar as respostas, por mais duras que fossem.

Ultimamente tenho tido muito contato com a discussão de que a propagação de ideias fantasiosas, teorias absurdas e mitos, são mais interessantes para os leigos do que a ciência real.

Sites como Fatos Desconhecidos e canais como conteúdo de você sabia? tem uma repercussão centenas de vezes maior do que as mídias que propagam a ciência de fato. Isso porque apesar da ciência já ter caminhado um longo caminho, suas respostas são mais complicadas e complexas do que um mito de “você sonha mais com quem você ama”.

Nesse universo conectado, temos acesso a praticamente todas as pesquisa ja publicadas. Mas infelizmente, a grande maioria da população que precisa da ciência, vira as costas para ela e busca novos mitos a cada dia que passa para responder suas questões.

Então eu resolvi compartilhar com vocês duas mídias de ciência que eu confio. São cientistas e pesquisadores que trabalham muito para mastigar um denso conteúdo de forma mais clara e objetiva para qualquer ser humano leigo, e que responde grandes questões que você ja deve ter se perguntado. E o melhor, que não tem medo de revelar as fontes das pesquisas citadas, ou seja, tudo feito as claras.

Em um post sobre Youtubers que mais gosto, eu citei o canal do Pitula, e vou citar novamente o quanto for necessário. Ele é um biólogo e pesquisador que especificou seu doutorado em paleontologia (fósseis). Ele fala de tudo com muito humor e pesquisa, assuntos atuais e que são mal compreendidas pelos noticiários e senso comum.

Já em Nerdologia Átila, que também é biólogo e pesquisador vai tratar em videos mais curtos, dinâmicos e com uma ótima edição, assuntos desde heróis até comportamentais como racismo e machismo. Tudo pautado por pesquisas e estudos. E que ultimamente tem contado com outro acadêmico, Filipe Figueiredo, formado em história que de modo similar vai nos dar grandes aulas de historia.

Apesar de eu estar indicando, não quer dizer que eu não preciso de indicações. Ainda estou engatinhando. Então gostaria de pedir para vocês mais canais que gostam, que falem de ciência de forma mais clara e verdadeira, sem mitos.

4 pensamentos sobre “Consuma ciência no Youtube

  1. Eu acompanho o Nerdologia, o canal do Pirula e recentemente comecei a acompanhar o Canal do Slow, ele fala mais sobre história, mas vale a pena dar uma conferida.E também tem o canal do Drauzio Varella.

    Curtir

  2. Sempre usei o youtube como repositório de música, trechos de filmes ou vídeos antigos. Desde que minha esposa criou um canal, há alguns meses, mudei minha forma de acessar o tal youtube. Hoje sou inscrito no canal da digníssima e vou me increver nestas suas duas dicas. Valeu.

    Curtir

Comente

