Em uma pacata e antiga aldeia na Alemanha uma garotinha sumiu, e Pia, de dez anos, foi a última pessoa a vê-la. Quando sua cidade se toma pelo terror e todos os pais se veem trancando os pequenos dentro de casa a destemida garota junto com seu amigo vão investigar mais a fundo o passado da cidade e desenterrar histórias mitos e lendas sobre a região e com isso tentar encontrar a menina desaparecida. Com uma escrita habilidosa que mescla mágica e realidade, Helen Grant entrega ao mundo seu primeiro livro.
O que mais me chamou atenção na leitura foi o poder da ambientação, de como esse pacato lugar tomou forma em minha mente e a cada página que lia mais sólido e tridimensional ele se tornava. Na história Pia e seu amigo visitam regularmente o misterioso, solitário e velho Herr Schiller, que enche nossas mente e a dos personagens com histórias e lendas de fantasmas, zumbis, bruxas e monstros do folclore local, que aterrorizam os habitantes da cidade há muitas décadas. Tudo que primeiramente nos foi apresentado como infantil e mágico, começa a se tornar mais macabro e obscuro a cada capítulo lido e sumiço descoberto.
O Desaparecimento de Katharina Linden tem uma narrativa interessante, mesclado assuntos importantes e pesados junto com um enredo infantil e misterioso. Então ao acompanhar a linha de pensamento de nossa jovem personagem, e analisar o entorno dos acontecimentos, é interessante acompanharmos como a inocência de crianças cria lendas para explicar coisas horríveis que nós adultos não contamos para os menores. É um livro infantil, porém com muitos temas adultos no meio, leve, porém macabro. Com uma narrativa envolvente sobre um lugar diferente porém que no fim o tom levemente desanda e se encerra como um livro diferente do que foi nos apresentado. Nada demais, porem perceptível e que talvez incomode alguns leitores.
O Desaparecimento de Katharina Liden
Resenha O Desaparecimento de Katharina Linden de Helen Grant Livro de Suspense e Mistério / Romance / Romance policial
Muito bom !
CurtirCurtir