A Redoma de Vidro – Sylvia Plath

IMG_0412.jpg

A Redoma de Vidro foi um livro onde me encontrei, olhei a dor e os problemas Esther e me senti tão representada e compreendida que foi um pouco assustador. Pois o livro em si tem uma história pesada, semanas depois do lançamento desse a autora, Sylvia, pois um fim à própria vida. O livro é um romance ficção mas tem muitos traços reais da autora o que o deixou tão íntimo quanto um diário.
Nele acompanhamos a jovem protagonista receber prêmios e conquistar coisas incríveis e ir pra lugares tão sonhados, mas enquanto está na badalada New York escrevendo para uma revista famosa algo dentro dela está em queda livre. Vemos uma vida com grande potencial ser interrompida por uma doença mental, a apatia, tristeza e crises tomam conta da personagem principal de uma forma tão vívida que foi uma das raras vezes que os problemas de uma mente desequilibrada foram narrados de forma tão visceral e real. A escrita de Sylvia é poética, mas simples e fácil de compreender, o ritmo do livro é gostoso apesar de terminar de uma forma abrupta. Não tem como não sentir com Esther e refletir com Esther, cativar-se por essa personagem que identifica seu problema e tenta fugir da redoma de vidro que instalou em sua mente. Indico para todos que tentam compreender e ler mais sobre romances que abordam doenças mentais. Com esse livro Sylvia me conquistou de tal forma que a considero uma antiga conhecida íntima.

📖Trechos

“Quis dizer a ela que seria bom ter algo de errado no meu corpo, que antes ter o corpo doente do que a cabeça, mas a ideia me pareceu tão complicada e tediosa que não falei nada.”

“Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia.”

“Porque onde quer que eu estivesse – fosse o convés de um navio, um café parisiense ou Bangcoc -, estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio ar viciado.”
“O ar da redoma me comprimia, e eu não conseguia me mover.”

Compre o livro A Redoma de Vidro aqui

IMG_1381.jpg

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s