As Irmãs Romanov – Helena Rappaport

 

Ler esse livro foi uma incrível e rica experiência;

O que me fez querer ler a princípio, foi as quarto meninas que por um momento foram as princesas mais ricas do mundo. Este livro foi escrito por uma historiadora que através de cartas e dados históricos montou de forma romântica a vida de Olga, Tatiana, Maria e Anastácia Romanov, desde o casamento dos pais a cada gravidez das garotas que nasciam no lugar do tão esperado herdeiro.
Fui levada junto no íntimo dessa família, conhecer essa mãe desequilibrada mentalmente, as doenças que as afetaram, o pai que comandava essa nação que era maior do que qualquer outra no planeta, todas as revoltas, misticismo, mistério e por fim revolução e morte.
Nesse livro eu conheci essas meninas, suas personalidade, seus sonhos, de tal forma que quando eu terminei a leitura senti cada uma como se fossem amigas que havia conhecido no passado, meninas reais com falhas e qualidades como eu minha irmã e minhas amigas.

O principal aprendizado que levo desse livro é como a historia é feita de pessoas, Tzares a camponeses. O mistério envolvendo Rasputin, as profecias e as curas de doenças temperaram esse livro histórico para algo além do que já tinha lido. Quando estava lendo eu senti que era algo muito importante e especial.
O foco do livro são as meninas, o que em algumas partes foi bem lento; quando as meninas passeavam com o barco real ou estavam apaixonandinhas por algum oficial. Além de não citarem muito sobre o que está acontecendo com o povo russo. Muitas coisas tive que pesquisar para entender melhor a situação de revolução e primeira guerra mundial.
O contraste entre o que estava acontecendo nas ruas de São Petesburgo e a vida meninas não poderiam ser maior. Ensinadas a serem bondosas, humildes e a permanecer ignorante a tudo que acontecia lá fora. Criando um misto de pena, compaixão e indignação.
O pai que era amoroso e lia para as meninas, rezava e brincava com elas era o mesmo que mandava matar milhares de pessoas só mostra como a história é feita de complexidade. Enfim, leiam esse livro se gostam do tema ou gênero. 📚❤️

Compre o livro As Irmãs Romanov aqui

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s