Virar e Ser

Eu acreditei, durante muito tempo, que havia uma lista de coisas que eu teria que aprender para virar adulta. Como se existisse um diploma que eu receberia depois de várias provas de dobrar lençol de elástico, dominar as táticas e macetes dos produtos de limpeza,  decifrar a bolsa de valores, tirar todos os tipos de mancha de tecido, usar determinados tipos de roupa e ter um determinado tipo de trabalho.

Que o outro não sou eu, é sabido. Que as experiencias do outro não refletem as minhas, talvez. Que não existe regra de como viver, pouca gente sabe.

Hoje mais de 7 bilhões de pessoas acordaram e vão viver esse dia de uma forma totalmente diferente uma da outra. 7 bilhões de vidas, 7 bilhões de destinos.

Eu acreditei, porque muitos me disseram, que a vida adulta ia ser muito sofrida, teria que usar roupas desconfortáveis, que eu só ouviria musicas que nunca gostei, que não assistiria mais meus filmes preferidos que carrego desde a infância. Que eu iria mudar completamente, matar e abandonar tudo o que já me definiu para virar uma versão distorcida minha.

Se chocando com impossíveis, quebra de expectativas, ruptura de sonhos e sentimento de fracasso.

Você não é a sua mãe, ou o seu pai, ou sua prima rica, ou seu primo desvirtuado. Não é seus amigos, nem os conhecidos e nem aquelas pessoas que admira.

Não existe caminhos certos e errados, existem caminhos diferentes e propósitos diferentes.

Por um bom tempo eu acreditei que nunca seria suficiente para ser adulta. Que não tinha o peso, o tamanho do pé nem os gosto dos adultos que cresci acompanhando.

Esperei apavorada, aguardando aquele raio da mudança cair sob minha cabeça.

Foi então que sem planejar eu virei adulta.

Virei adulta de uma vez, rápido como se pega no sono. Mas também virei adulta de vagar, uma longa e trabalhosa jornada de aprendizado e autoconhecimento.

Porque o mistério que adultos medíocres não contam, é que ser adulto é se aceitar, se conhecer, ser independente emocionalmente além de financeiramente. Tomar suas próprias decisões, e seguir o caminho que está de acordo com seus sonhos e limitações. Ter uma mente expansiva que abriga diversos conhecimentos adquiridos ou compartilhados.

Eu fui enganada e me deixei enganar, me sufoquei com expectativas que não estavam de acordo com quem sou. Não existe lista, eu tentei, mas não entendo a bolsa de valores. Entretanto um dia talvez eu possa vir a entender.

Crescer é descobrir a liberdade de ser quem você é, ter responsabilidades pra arcar com as consequências de perseguir os próprios sonhos e bancar as próprias realizações. Cada adulto é um adulto, que carrega em si todas as crianças e adolescentes que um dia foi.

 

2 pensamentos sobre “Virar e Ser

Comente