As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

O livro mais intrigante que você pode achar sobre o ciclo da vida

Este livro que lhe trago hoje, recebi em parceria com o Grupo Record Editorial, não poderia ter começado essa parceria de jeito melhor. Demorei um tempo maior para refletir sobre o livro e escrever esta resenha para você, do que para ler o livro realmente, e olha que é um #*&@ livro hein! Entretanto ainda não sei como escrever de forma clara então resolvi dissecar a sinopse, um jeito pouco ortodoxo de resenhar. Vamos lá então!

IMG_1037Certas histórias não podem ser contadas em uma única vida. Eu realmente passei a concordar com isso quando descobri a trama criada por Claire North. Bem, tudo começa com  Harry está no leito de morte. Outra vez. Não importa o que faça ou que decisões tome: toda vez que ele morre, volta para onde começou; uma criança com a memória de todo o conhecimento de uma vida vivida diversas vezes. 

Um dos motivos de eu resolver usar esse formato de resenha é para explicar esse fato tão simples que eu tenho tanta dificuldade. O livro vai tratar sobre uma reencarnação, porém de um jeito mais ficção cientifica. Onde religião e crenças são deixadas de lado e as buscas e reflexões que ocorrem são cientificas e filosóficas. E tudo é tão real que eu me peguei olhando a orelha do livro e pesquisando a mente por trás dessa história. Ela tinha apenas 28 anos quando publicou esse livro e sério. É surpreendente e original de um jeito que me deixou nas nuvens, com aquele sentimento de ler um livro “obra de arte” que é ótimo e bem escrito. 

As vidas de Harry são extremamente bem ambientadas, ele nasce sempre em Londres em 1919 e vive até os anos 2000. Como o próprio titulo já diz ele vive 15 vidas, e são 15 vidas totalmente diferentes em vários lugares com vários propósitos. Um mundo onde os fatos são previsíveis, como os resultados das corridas de cavalo, quando a guerra vai eclodir, quem vai matar quem, quando vai chover, quem vai nascer etc.  Nada nunca muda… até agora. Ele está perto da décima primeira morte quando uma garotinha de 7 anos se aproxima da cama: “Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você.”

IMG_1043É engraçado pois o livro todo tem quase 1mil anos de duração, intercalando presente e passado. Mergulhando nas memorias perfeitas de Harry e avançando na história. Com cada parte bem escrita, de um jeito cômico que não pesa, muito pelo contrário, acrescenta a narrativa para te instigar a devorar o livro o mais rápido que puder. 

Este livro conta a história do que Harry faz em seguida, do que fez antes, e do que faz para tentar salvar um passado inalterável e mudar um futuro inaceitável. É um livro sobre ficção cientifica, salvar o mundo, reflexão sobre a vida, sobre o ser humano, a memória e relações humanas. 

IMG_1033Tem ótimos personagens, poucos levando em conta o período que a história acontece, temos um vilão quase que clichê. Entretanto em contra ponto temos um herói muito profundo, humano, inteligente ao extremo e como eu disse antes: um ótimo senso de humor. Onde o cotidiano peculiar da vida de um Oroboro, como relação com os pais, ações e decisões de vida e o enredo “fim do mundo”.

Recomendo esse livro para quem quer se aventurar em algo mais complexo, mergulhar em algo bem escrito, porém sem aqueles clichês que arrastam a massa a paixão e a idolatria de uma obra. É uma ficção cientifica para adultos, com temas mais sérios e tantos dados científicos que eu acabei boiando em uma ou duas partes, mas não interferiu na minha absorção do livro. 

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

5.png

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

  1. AVISO DE SPOILER









    Oi Beatriz… Logo que vc indicou esse livro no youtube eu corri para ler. Achei a historia fantástica, as 440 paginas passaram voando. Muito boa a indicação 😉
    Você gostou do final?
    Esperava que fosse mais surpreendente/inesperado.
    Achei sem sal, o violão revelar o que o Harry precisava saber e o Harry escrever uma carta para ele dizendo o que faria.
    Ein… Leia O Fim da Eternidade do Asimov, também aborda viagem no tempo e o final é desenhado na medida.
    –Adoro seu blog e seu canal!!!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s